• Jardeane Lopes

Fashion films: o que é?

Segundo o jornal O Globo, foi em 2016 que os fashion films – filmes de moda, em português – viraram tendência no Brasil. São eles uma espécie de curta-metragem, e para a sua execução é preciso, além de roteiro e figurino, uma equipe que domine as técnicas de fotografia e cinema.


Foto: @medeiros.png | Imagem cedida por Manoel Afazelo

Em suma, fashion films são vídeos curtos utilizados pelas marcas de moda para se comunicar com o público, exibindo estética, ideias e conceitos de uma coleção ou produto. A pequena produção não tem apenas o objetivo de entreter, mas de criar consciência de marca, transmitir valores e estilos da coleção ou do produto, desempenhando um papel importante na tomada de decisão do consumidor.


Com certeza vocês já viram filmes de moda por aí, porque muito antes de se tornar tendência em território nacional, marcas de luxo já faziam uso desse recurso em campanhas de perfume, por exemplo, cuja liberdade artística era nítida na construção desse tipo de material.



Embora ainda seja o audiovisual um recurso caro para algumas marcas, se coloca como uma forte tendência nos anos pós-pandemia.


Moda e marketing

Esse recurso é uma nova forma de a indústria da moda se comunicar com o seu público. Se antes as mídias que essa indústria investia eram as revistas ou outdoors, hoje é necessário ir além. É preciso atentar-se ao movimento do digital, adaptar-se ao on-line, criar conteúdos compartilháveis com narrativas capazes de envolver e atrair a audiência.

Fashion films e pandemia

O ano de 2020 foi diferente para todos nós. Foi ele o demarcador da necessidade de reinvenção também das marcas de moda. Nesse sentido, vimos que os fashion films ressurgiram nas semanas de moda, incentivando estilistas e designers a usarem a criatividade para mostrar suas coleções sem uma passarela tradicional.


Aqui em Maceió não foi diferente. Na mesma onda, a convite do moda imagem 5ª edição, evento coordenado pela professora dra. Elizete Lili Menezes do curso de Produção de Moda da Eta/Ufal, ex-alunos de Produção de Moda à frente de marcas autorais alagoanas produziram filmes que podem ser vistos na página do YouTube Moda eta.


Em vídeos, muito bem executados, Derravera, Casa Lado Bê, Crua, Margarida Perfumada e Pouch Bag mostram a essência de suas marcas, que embalaram às suas narrativas questões como alegria, simplicidade, descobertas, anseios e saudades.


Seria esse o futuro da moda?


Esse momento pandêmico nos fez perceber que é preciso estarmos abertos às mudanças. A moda, assim como outros setores, passa por transformações corriqueiras, mas nem todas nos permitiram uma reflexão tão profunda sobre o futuro.


Apostar na criação de produções criativas e inovadoras é um caminho que considero atraente e promissor para marcas de moda, que podem mostrar seu lado conceitual, com senso poético, indo além dos lookbooks e desfiles tão conhecidos por nós no universo fashion.


#moda


25 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo