• Jardeane Lopes

“Alagoana, sertaneja e manifestada”

Atualizado: Jul 18

Essa é a Flor de Caroá, marca de acessórios e vestuário de Júlia Ferreira Caroá



A Flor de Caroá, da designer Júlia Ferreira Caroá, tem ganhado cada vez mais reconhecimento em Alagoas. Ao entrar no Instagram da marca, além de uma vitrine de peças exclusivas feitas à mão, você encontra os seguintes dizeres: “alagoana, sertaneja e manifestada”.




Orgulhosamente alagoana, a Flor de Caroá tem no sertão de Batalha as suas raízes. É de lá que Júlia tira inspiração para as suas criações alegres, coloridas, originais e com DNA nordestino. Quando perguntada sobre o que a marca é para ela, diz:


“A Flor de Caroá é a materialização do orgulho de ser nordestina. Eu vejo um universo além de uma marca criativa ou negócio. Ela existe para que as pessoas se reconheçam de alguma forma dentro das histórias. E que esse pertencimento desperte bons sentimentos”.


A Flor de Caroá existe há 4 anos, isto é, desde 2017 tem apresentado a cultura alagoana Brasil a fora seja pela participação em eventos, como o Dragão Fashion Brasil ou por conquistar um público que procura por um produto marcante como os que ela desenvolve para presentear alguém querido ou se presentear.


"Tive a oportunidade de vender para vários turistas de países diferentes que ficaram encantados com minha arte! Eventualmente faço vendas para pessoas que vão viajar para fora e levam Flor de Caroá para presentear. É arretado ter meu produto como algo representativo."

Júlia que também é artesã reconhece esse ofício como um desafio que exige bastante dedicação, e pontua:


“Alagoas é um berço de grandes artistas e mestres artesãos. Eu me sinto privilegiada por fazer parte desse time”.

No entanto, ao que diz respeito à matéria-prima, Júlia partilha do mesmo sentimento de muitos criadores alagoanos, a de que a comercialização dos insumos que ela necessita é, ainda, muito tímida em Alagoas e que para ter esse problema contornado, precisa buscar alternativas fora do estado, aumentando os seus custos e, consequentemente, o valor do produto final.



A Flor de Caroá tem reunido muitos “compadres”, como ela gosta de dizer. Essas pessoas que a acompanham desde o comecinho, além de interagir, dão feedbacks que ajudam no crescimento da marca e incentivam a designer a continuar aperfeiçoando esse trabalho que desenvolve de forma tão primorosa.


Em 2019, a Flor de Caroá levou o prêmio Design inovador, do Sebrae-AL, durante a Bienal do livro em Maceió. Esse foi um marco importante na vida de Júlia, que é muito dedicada ao que faz. Por aqui, desejamos vida longa a essa marca cuja filosofia é um "manifesto" representativo de parte da cultura do sertão alagoano.


#moda

Posts Relacionados

Ver tudo